sexta-feira, 9 de maio de 2008

A guerra dos Mundos

A transmissão de “a guerra dos mundos” pela radio CBS, aconteceu em 30 de outubro de 1938. Foi ao ar encenado pelo grupo de teatro Mercury, liderado por Orson Welles. Esta data entrou para historia da comunicação como o dia em que 1,2 milhão de americanos ficaram em completo desespero.

Os ouvintes tinham a percepção de que a transmissão narrava eventos que estariam acontecendo naquele momento, embora tudo não se passasse de uma mera “novelizacao radiofônica” do livro homônimo publicado em 1989, do escritor inglês Hebert George Wells. A transmissão narrava o inicio de uma guerra entre extraterrestres e a terra.

30 de outubro, véspera de hallowen, e a ameaça da eclosão da segunda guerra mundial criava um cenário de tensão e medo, que era facilmente notado. As noticias sobre a situação européia interrompiam continuamente a programação das rádios e a incerteza da atitude norte americana, deixava os ouvintes ainda mais ansiosos.

Foi justamente nesta hora que o grupo de teatro entrou ao ar com a historia da eclosão de uma guerra entre civilizações extraterrestres. A historia levou a população ao completo pavor, durante uma hora de transmissão, milhares de norte-americanos rezaram, choraram e fugiram apavorados enquanto outros se despediam dos familiares.

A rede CBS calculou que das 6 milhões de pessoas que ouviram o programa, pelo menos 1,2 milhão viu aquilo como um fato real. Diante de tal acontecimento, Orson Welles virou noticia, declarando que nada havia sido proposital. Em 1995 em um especial da BBC, ele assumiu que o programa não era inocente. Argumentou que o mundo era alimentado por tudo que saía no radio, sendo assim um alerta para que as pessoas não se deixassem manipular por opiniões “pré-concebidas”, viessem elas da mídia ou não. Tudo isso teve como resultado grandes processos judiciais.

Nenhum comentário: